qual a ordem das obras de tolkien?

gostaria de saber qual é a ordem das historias de tokien, se todas elas se conectam e se vou entende-las da mesma forma se eu ler em outra ordem

estou lendo o hobbit ee fiquei confuso apos ler alguns artigos sobre as outras obras de tolkien

Comments

  • Cara,

    Há muitas obras isoladas, cujos enredos não são entrelaçam. O que é bacana é começar pelo Hobbit e só então partir para a trilogia fantástica do Senhor dos Aneis. Há muitos livros que ainda nem existem em português, para você ter uma ideia, justamente devido ao fato de a indústria de livros no Brasil girar em torno da indústria cinematográfica. Portanto, tudo o que não for conectado com o Senhor dos Aneis não importa para as editoras brasileiras. Mas uma coisa é certa: Tolkien nos deixou um legado que vai muito além da saga do anel, o qual contempla o idioma élfico e toda a riqueza de criaturas e lugares da Terra Média.

    Obs.: Tenho um amigo que leu Silmarillion e recomenda (esse livro descreve os acontecimentos que se passam anteriormente aos narrados em O Hobbit).Talvez seja interessante lê-lo antes de embarcar na trilogia.

  • Se quer ler todos faça da seguinte forma

    O SIlmarillion - Conta histórias sobre a criação da terra média e outros contos. SImplesmente fantástico, porem mais dificil de ler. Lendo esse primeiro livro você acaba entendendo todo o mundo criado por Tolkien

    FIlhos de Húrin - No Silmarillion este conto é contado de forma resumida, mas eu aconselho a ler mesmo assim. Eu li e é sensacional. Para mim este é o melhor contos dos que são contados no SIlmarillion.

    O Hobbit - Nem preciso dizer nada

    O Senhor dos Anéis - Já sabe da história, então nem contarei nada.

    Contos Inacabados - São contos que se passam desde a primeira era até o fim da Terceira Era (que é onde acontece a batalha do Senhor dos Anéis)

    Existe ainda outras histórias, mas eu acho que essas obras são as mais representativas da Terra Média.

Sign In or Register to comment.